Lançamento do Single "Joy And Sorrow"


Joy & Sorrow teve seu lançamento oficial no último dia 12 de Junho, mesmo data em que comemoramos 12 anos do primeiro show do duo. Elaboramos um "dossiê" sobre esta canção que por muito pouco não foi uma idéia descartada, mas que hoje é uma de nossas composições favoritas. 


Isaac: 

"Esta canção foi composta pelo Duo em 2004, na mesma 'Jam' que originou outra música importante: 'Memories'. A nossa impressão sobre ela foi de descrédito inicialmente, pois na hora soou como um improviso pouco inspirado. Acabamos mudando de idéia dias depois.

Após ouvir a gravação da jam mais atentamente, constatamos haver ali material bom o suficiente para 'ver a luz do dia'.

O ponto de partida foi um hipnótico riff de violão que criei instantaneamente, inspirado pela música modal folclórica européia, mas com pitadas de música árabe e ibérica. A minha intenção era emular na afinação standard a sonoridade caracterista das afinações alternativas, tão utilizadas na música celta, por exemplo. Esse tipo de 'ilusão sonora' era algo que eu buscava bastante na época e que aparece também em outras canções de nossa autoria, como 'Answers', 'Memories' e 'Angels'. Os acordes complementares que surgiram de forma intuitiva durante o improviso foram totalmente aproveitados na versão final.

Em 2005, fizemos uma demo multitrack um pouco mais trabalhada, utilizando o mesmo setup da 'No Angels To Hold You'.

Esta demo nunca foi divulgada, mas serviu de base para a criação do arranjo da versão oficial, de 2008. Para esta última gravação, usamos os mesmos equipamentos com que registramos a 'Memories'."



Lindsay:
"Sentamo-nos para fazer uma jam e, dentre as letras que eu tinha em um caderno, achei que um texto escrito em Abril de 2003, intitulado 'Joy & Sorrow', talvez fosse o mais interessante de trabalhar, embora ainda não estivesse muito lapidado. 
Durante o processo de gravação da primeira demo, houveram algumas alterações na letra e no conceito, e por isso mesmo levou um certo tempo pra ser finalizada. Aliás, mesmo depois de definida e gravada, eu a mudei sutilmente, dando mais ênfase à insegurança e à sensação de urgência por um recomeço vivida pela protagonista.
A primeira versão tinha várias linhas de vocais, mas na versão final resolvemos deixá-la mais enxuta.
É engraçado lembrar que depois do improviso ficamos um tanto decepcionados, a ponto de desconsiderá-la. Hoje é uma de minhas favoritas! O Isaac fez um belíssimo trabalho com o arranjo e a produção. Ainda bem que mudamos de idéia."

Sobre a arte da capa: 
Isaac: "Havíamos nos programado para fazer a filmagem de um ensaio ao vivo que acabou sendo cancelada. A Lindsay teve a idéia de aproveitar os 'trajes' e a luz natural para tirarmos algumas fotos. Escolhemos o terraço por ser um cenário neutro. As fotos, feitas por nós mesmos, acabaram também se tornando nossas preferidas. Esta especificamente foi tirada usando o timer da câmera. Foi uma composição muito simples: juntar a nossa melhor gravação com nossa melhor foto, rs."

Ficha técnica (gravação):
Lindsay - Letra, vocais e arranjos
Isaac - Violões, baixo, mandolin, programações e arranjos.


rdio:

http://www.oirdio.com.br/artist/Lindsay__Isaac/album/Joy_And_Sorrow/track/Joy_and_Sorrow/


Nenhum comentário:

Postar um comentário